Saltar para o conteúdo

Vídeo revela imagem de Maddie “no norte de África”

03/11/2009

madeleine-mccann-pic-pa-image-3-772173650

As novas imagens de Maddie

Nova campanha inclui apelo vídeo e entrevistas com Kate McCann

Um vídeo com imagens inéditas de Maddie, com seis anos, pele bronzeada e o cabelo escuro, como se a criança tivesse passado dois anos no norte de África ou no Sul da península ibérica, é o ponto principal de um novo apelo a testemunhas que o centro de protecção contra a exploração infantil (CEOP) lançou ontem, em Inglaterra, no âmbito da campanha de Kate e Gerry McCann.
O novo instrumento de campanha apresenta uma série de fotografias e imagens vídeo de Madeleine, já conhecidas, mas também três imagens do aspecto que a criança poderia ter agora, se ainda estiver viva.

O vídeo, traduzido em sete línguas – inglês, árabe, francês, alemão, italiano, português e espanhol – e especialmente preparado para a internet, pretende fazer apelo à consciência de uma eventual testemunha “que sabe o que aconteceu a Maddie”.
De acordo com Jim Gamble, responsável do CEOP, o vídeo foi preparado com a ajuda de psicólogos e visa convencer “um amigo ou parente da pessoa responsável pelo desaparecimento da menina” de que estará a “fazer a coisa certa”.
“A pessoa a quem pretendemos chegar é provável que seja um parceiro, familiar, amigo ou colega de trabalho da pessoa ou das pessoas que estiveram envolvidos no desaparecimento de Madeleine,” disse o responsável do CEOP sublinhando que “também é muito provável que eles, ou alguém próximo deles, esteja a usar a internet para pesquisar todas as actualizações que podem sugerir que a polícia está mais perto de descobrir a verdade.”
O vídeo agora revelado inclui novas imagens virtuais de Maddie que se vêm adicionar à precedente fotografia elaborada nos Estados Unidos pelo Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC), e que apresentava Maddie com um aspecto “muito americano”.
O CEOP aposta na internet para divulgar o novo apelo – o primeiro da sua espécie – e espera que a mensagem chegue ao mundo inteiro através dos blogs, mas também via as redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Policia Judiciária excluída da campanha

O CEOP não trabalha com a Policia Judiciária, portanto a autoridade a quem está confiado o inquérito ao desaparecimento de Madeleine McCann, mas prometem que todas as informações recebidas e que sejam pertinentes serão transferidas para a polícia do Leicestershire, “que a vão partilhar com os detectives portugueses”.
“Não tenho conhecimento dessa nova campanha nem do apelo,” disse fonte da PJ mostrando alguma reserva quanto à colaboração com o CEOP: “foi esse o organismo que em 2007 pediu aos turistas as imagens tiradas na Praia da Luz e de quem nada recebemos em seguida,” disse o mesmo inspector.
Após o desaparecimento de Maddie, aquele organismo pediu aos turistas que visitaram a Praia da Luz para enviarem as fotografias das suas férias para que elas pudessem ser comparadas com um banco de dados de imagens de pedófilos do Reino Unido e outros criminosos.
A nova campanha, segundo o responsável do CEOP, tem o apoio da polícia no mundo inteiro, em particular da Interpol, da Europol, da polícia australiana, norte-americana, canadiana e Emirados Árabes Unidos. O novo apelo lançado pelo CEOP, de acordo com Jim Gamble – conhecido em Inglaterra pela sua responsabilidade na operação ORE – pretende responder à frustração expressa por Kate e Gerry com a falta de novos indícios e pistas.
“Estamos extremamente gratos ao CEOP pelo lançamento desta nova mensagem em todo o mundo de forma tão eficaz. É vital que seja visto e ouvido da forma mais ampla”, disse o casal em comunicado.

Español • Video também AQUI

One Comment
  1. 15/11/2009 02:16

    O resort em portugal não tinha camera de segurança?? Não é possivel que em nenhum aeroporto esta criança tenha sido reconhecida, onde estão as camaras de segurança para que a policia possa investigar?
    Só quero lembrar a quem cometeu esse crime, que você não é DEUS que faz tudo perfeito você é imperfeito e tanha a convicção será desmascarado, o seu ato é abominavel diante de DEUS.

Os comentários estão fechados.