Skip to content

Site internet para combater a crise dos jornais

18/02/2010

Paris – “Presstalis”, o maior grupo francês de distribuição de jornais e revistas, lançou ontem o site internet “Madeinpresse.fr” para “reconciliar o papel com a sua versão digital”.
Limitado ao mercado francês, o site permite ao usuário, através de um motor de busca, encontrar todos os jornais e revistas que mencionam um determinado tema (ou palavra-chave) e encomendar os exemplares que lhe interessam.

O site "madeinpresse"

O site "Madeinpresse"

Para as publicações cuja versão papel se encontra em venda, o acesso à base de dados do grupo de distribuição permite a consulta em tempo real do stock disponível e reservar, em qualquer ponto de venda, o jornal ou a revista pretendida. O mesmo sistema indica imediatamente qual é o ponto de venda mais próximo.
Detalhe interessante, na compra da versão papel o usuário recebe igualmente, sem quaisquer custos adicionais, o acesso à versão digital.
De acordo com Gérard Proust, presidente da união nacional dos difusores de imprensa (UNDP), o site permite aos leitores “uma melhor visão da oferta disponível” no mercado de jornais e revistas, “sem no entanto afectar as vendas da versão papel” já que o motor de busca de “Madeinpresse” permite encontrar e ver (mas não pode ler) todas as publicações que mencionam um tema bem definido. Para Rémy Pflimlin, director do grupo “Presstalis”, o site Madeinpresse reconcilia a internet com a imprensa: “o debate entre o digital e o papel está agora ultrapassado”. Para já estão disponíveis 600 títulos diferentes, o que representa cerca de 30% da oferta total estimada a 4.000 títulos diferentes.
A título de exemplo, a procura do nome de “Cristiano Ronaldo” revela em “Madeinpresse” todas as notícias que são consagradas ao futebolista português permitindo ao usuário comprar on-line, não só os números que se encontram em venda, mas também aqueles que figuram no arquivo.
Para as publicações em arquivo, mediante o pagamento on-line, o leitor tem a possibilidade de ler e de armazenar o jornal ou a revista na sua biblioteca pessoal disponível no site, mas não pode baixá-lo ou imprimi-lo. Se a versão papel ainda se encontrar disponível, após o pagamento on-line, o usuário pode recuperar o seu exemplar no ponto de venda que escolher. O site possibilita ainda a criação de um “alerta” para um tema especifico, sendo o usuário notificado cada vez que um jornal ou revista abordar o tema desejado.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: