Skip to content

Cinema: Internautas financiam distribuição em sala

29/11/2009

45.640 Euros reunidos em menos de um mês, exclusivamente na internet

"Le Siffleur" com Thierry Lhermitte

Em três semanas, o site “People for cinema” reuniu junto dos internautas cerca de 45.640 Euros para financiar a distribuição do filme “Le Siffleur”, com Thierry Lhermitte, o primeiro a chegar às salas de cinema francesas com este tipo de investimento.
People for cinema SAS, a empresa proprietária do site, foi criada por Simon Istolainen, conhecido por uma experiência similar no mundo da produção musical cujo sucesso é incontestável – “My Major Company” reuniu mais de 1 milhão de Euros e financiou, na totalidade, a produção de diversos álbuns, entre eles o CD do cantor Grégoire que já vendeu mais de 600.000 cópias.
Na fase de lançamento, a empresa prevê investir 300.000 Euros em cinco filmes, dois franceses e três norte-americanos.
Em troca do financiamento de uma parte dos custos de distribuição, os internautas beneficiam de um tratamento VIP – acesso exclusivo a vídeos e entradas para a antestreia – e recebem uma parte das receitas de bilheteira, divididas com o distribuidor, assim como da venda do DVD.
O investimento mínimo proposto aos internautas é de 20 Euros, com um máximo de 10.000 Euros.
Todos os filmes propostos até ao momento (Le Siffleur, Brothers e L’Âge de Raison) provêm do catálogo dos distribuidores que se associaram com esta iniciativa: EuropaCorp, Mars, Wild Bunch, e StudioCanal.
Com a distribuição do filme “Le Siffleur”, que chega às salas de cinema em Janeiro de 2010, os internautas investidores começam a ganhar a partir de 950.000 entradas, com um jackpot de 25.000 Euros calculado com base em 3 milhões de entradas, sem contar os benefícios obtidos na venda do DVD.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: