Skip to content

O corpo de Afonso Tiago foi encontrado em Berlim

06/03/2009

afonso_tiago_2O corpo de Afonso Tiago, o engenheiro português desaparecido a 10 de Janeiro, foi encontrado hoje às 09:55 locais (08:55 hora de Lisboa) pela polícia de Berlim no rio Spree, a pouca distância do local onde o jovem tinha sido visto pela última vez e onde os mergulhadores já tinham efectuado algumas buscas.
A notícia, revelada hoje em Berlim pela polícia local e confirmada pela secretária-geral da Rede Judiciária Europeia, chegou ao chefe de estado português, Aníbal Cavaco Silva, em visita oficial à Alemanha.
O Presidente da Republica, Cavaco Silva, enviou uma mensagem de condolências à família de Afonso Tiago, confirmando que a família do jovem engenheiro já tinha sido informada.
De acordo ainda com a polícia de Berlim, “não se conhecem ainda as causas exactas da morte” nem o tempo que o corpo ficou nas águas do rio, reconhecendo no entanto que as temperaturas negativas que se fizeram sentir “dificultam uma estimação correcta que só poderá ser dada depois da autópsia”.

Acidente fatal é a tese mais provável

Conforme tinha publicado anteriormente, a tese privilegiada pela polícia de Berlim, mesmo depois de o corpo ter sido encontrado, continua a ser a de um acidente fatal na noite do dia 10 de Janeiro, quando Afonso Tiago caminhava para casa.
A polícia presume que o jovem engenheiro terá tentado atravessar o rio gelado a pé, talvez para encurtar caminho, o que lhe teria sido fatal já que a camada de gelo que existia na superfície do rio era demasiado fina para suportar o peso do corpo.
Sem causas aparentes para explicar a morte do português, as autoridades alemãs já confirmaram que uma autópsia será efectuada no decorrer da próxima semana.
Simone Herbeth, a porta-voz da polícia de Berlim, confirmou esta tarde que “a autópsia é necessária nos casos em que as causas da morte não estão esclarecidas, mesmo que não existam, até agora indícios de crime”, como revelaram as primeiras perícias médico-legais efectuadas ao corpo de Afonso Tiago.
Entretanto, o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, que acompanha Cavaco Silva na visita à Alemanha, já lamentou a morte de Afonso Tiago, adiantando aos jornalistas que as autoridades alemãs fizeram todos os possíveis para encontrar o jovem.

Duarte Levy

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: